Eletrônica

LCD serial I2C (PCF8574)

Utilizar um LCD em projetos pode ser mais fácil do que parece. Fazer as ligações normais em um LCD comum pode ser uma tarefa tediosa e consumir tempo e muitos pinos do seu microcontrolador. O Circuito integrado PCF8574 é um expansor de 8 bits bidirecionais (8 pinos I/O) que são comandados por I2C (barramento serial). Para variar… =) uma nova finalidade foi encontrada para este CI. Ele foi adaptado para controlar LCDs de vários tamanhos como 16×2, 16×4, 20×2 ou 20×4 por meio de barramento serial I2C. Dessa forma com apenas 4 fios(+5v, SDA, SCL e terra) podemos controlar um LCD.

Módulo LCD I2C/TWI (PCF8574A)

Analisando a imagem acima podemos notar:

  • O jump da esquerda permite ligar ou desligar a luz de fundo(backlight) do LCD. Com Jump: LED aceso. Sem jump: LED apagado. OBS: mesmo com jump instalado ainda precisamos controlar o backlight via software com “lcd.setbacklight(HIGH)”.
  • O trimpot azul serve para regular o contraste da tela.
  • GND, VCC, SDA e SDL são as conexões para comunicação I2C da placa.
  • As ilhas A0, A1, A2 são o endereço desta placa no barramento I2C. Estas placas possuem o endereço 0x27h com os 3 jumps abertos e 0x20h com os tres jumps fechados(soldados). Com isto podemos ligar mais de uma no mesmo barramento. Exemplo: uma placa com 0x27h e outra com endereço 0x26h (A0 soldado).
  • O barramento maior é para ser soldado diretamente na placa do LCD. As ligações elétricas estão ajustadas já para esta finalidade conforme figura acima.

Esquema elétrico da placa:

Fonte da imagem “www.alselectro.com”

Um fato curioso é que esta placa pode ser utilizada como a função inicial de expansão de I/O do próprio PCF8574 . Note que os pinos P0 até P7 estão mapeados para pinos da placa. Ou seja, ao invés de LCD, podemos usar esta placa para acionar outros dispositivos ou ate mesmo ler botões.

Endereçamento:

Endereços variam de 0x20h até 0x27h para PCF8574

Endereços variam de 0x38h até 0x3Fh para PCF8574A

Bibliotecas para controlar o LCD:

Podemos utilizar a biblioteca LiquidCrystal-I2C para controlar o LCD.

Leave a Reply