Arduino, CNC, Eletrônica, Mecânica, Projeto, Robótica, Software

Plotter A2 com Quadro Negro

Para fazer o risco dos templates do capacete do homem de ferro, precisei construir uma plotter A2. Este post é a documentação deste projeto.

Inicialmente pensei no sistema H-belt (core XY) ao invés do sistema comum cartesiano de xy. Este sistema possui 2 motores para mover em XY. Então construí…

Plotter com core XY

Não deu muito certo por questões de desalinhamento. As guias superior e inferior na foto não são boas para tolerar torção. Então quando o core XY ia se mover em diagonal exigia um certo esforço das guias para não desalinhar. Mas como são de baixo custo e muito ruins =x … então isso faz com que o eixo vertical desta foto ficasse inclinado causando erro no desenho. A solução foi refazer o sistema de correia para o velho cartesiano XY. Agora para evitar desalinhamento precisei de 2 motores em Y e 1 em X.

Ploter A2 com sistema cartesiano XY com 3 motores

Como pode-se perceber agora um motor foi fixado no eixo que vai deslizar.


Eletrônica

Na eletrônica foram usados um Arduino Uno com CNC shield v3, dois Stepstick A4988 e um servo HXT900 para levantar e baixar a caneta.


Software

Aqui as coisas ficaram mais tensas. Existem varias formas de fazer essa parte mas uma que funcione bem foi complicado. Para desenho estava com Inkscape, onde fiz os desenhos (ou vetorizei), depois usando um pluguin para gerar Gcode através do inkscape chamado J Tech Photonics Laser Tool

Para enviar o Gcode utilizei o chilipeppr.com/grbl que é uma interface web para comandar sua CNC. Para se comunicar com o Arduino precisa de uma interface entre a porta USB e a web. Ele mesmo indica o serial port json server para essa tarefa.

O software instalado no Arduino foi o GRBL.


Funcionando \o/

Leave a Reply