Arduino, Eletrônica, Mecânica, Software

Criando Placas de Circuito Impresso(PCI / PCB) com Impressora 3D

O processo é simples. Você vai prender algo como um “prego” para “arranhar a placa”. A placa deve estar previamente toda coberta com tinta resistente a corrosão. Essas canetas permanentes dão conta do recado =D. O resultado é uma placa com arranhões que quando for posta em solução para corrosão irá corroer estes “arranhões” finalizando a placa.

Serão necessários 2 programas para isso. Um vai converter arquivos “Gerber” da placa em Gcode, nele você vai ter que configurar qual a espessura do “bico”, quantas passadas, etc… nome? FlatCAM. O 2° programa, UGS sender vai enviar o Gcode para a impressora. Aqui vai complicar um pouco para alguns pois ele aceita o firmware GRBL e acabei na pressa ( e por não achar outro no dia… ) instalando um Arduino UNO com shield de CNCv3 em paralelo com a placa da minha Ender3. Caso saiba algum programa free que converta Gerber para Gcode que a impressora entenda sem ter que fazer adaptação… manda um comentário =)

Exportando o Gerber

Exportar seus arquivos de placas no formato GERBER “gerber files”. Uso o EasyEDA.com para desenho de minhas placas. É free e é conectado com o JLCPCB.com que pode fabricar e enviar para você as placas. E não menos importante também é conectado com o LCSC.com, que é basicamente um armazém gigantesco de componentes a pronta entrega.

Vai abrir uma janela com a vista da sua placa. Clique em “Generate Gerber” no canto inferior.


Instalando FlatCAM

Instale a Versão do FlatCAM que for compatível com seu sistema operacional.

IMPORTANTE: Abrir arquivo “gerber bottom layer”. Como desenhamos a placa olhando de cima…a visão é superior… e como vamos preparar a placa com a parte debaixo(Cobre) pra cima…você vai precisar espelhar! Para isso selecione menu>”options”>”Flip on X”.

Configurações que usei… :

Depois, configurar a velocidade de avanço (feedrate):

Clique em “Generate Isolation Geometry”. Com isso vai criar a malha de isolação em vermelho. Logo após clique em “Generate CNCJob object”. Com isso vai criar o Gcode representado em azul. Agora clique em “save CNC code”… salve com formato “nomedaplaca.nc”.


UGS Sender

Baixar e instalar o UGS sender. Abrir o arquivo Gcode gerado pelo FlatCAM. Ao importar podemos ver as dimensões da placa. Verifique se estão corretas. Plugue o cabo USB do Arduino com o firmware GRBL . Depois configure a comunicação e clique na “tomada”.

Após conectar com sucesso, ajuste o bico da ferramente de risco levemente tocando a superfície da paca no cando esquerdo inferior ( o zero do sistema). Logo após, clique em “Reset Zero” para “zerar” o sistema de coordenadas da maquina.

Neste momento é só clicar no “play” e assistir a riscagem.

Corrosão e limpeza

Colocar no Percloreto de ferro ou corrosivo para placas… depois lavar e tirar a tinta da placa:

Leave a Reply