Arduino, Eletrônica

Conhecimento básico para programar um Arduino

Vamos Arduinar ?

Aprender a utilizar o Arduino depende de vários fatores como saber fazer algoritmos ou alguma linguagem de programação. A linguagem mais próxima é o C. Se não souber fazer algoritmos ou não sabe o que é um “for”, “while” ou “if” procure material sobre algoritmos ou mesmo linguagem C.  O segundo empecilho que pode ser encontrado é como saber as funções especiais do Arduino. Nesta série de mini aulas vamos abordar cada uma. Se estiver com pressa entre no site http://arduino.cc e clique em “Learnig”. Cuidado ao utilizar tradutor automático, pois os comandos são em inglês e o tradutor traduz até o código, com isso não funcionará seu programa.

Considerando que você já tenha um conhecimento mínimo de programação, o que você deve saber para ter um projeto funcionando bem:

  • conhecer o Arduino que você adquiriu. Quantas portas analógicas? Quantas portas PWM? Algum pino com função especial tipo SPI ou I2C ? Quantas seriais?
  • o que o projeto necessita? Vai ler quantos sinais analógicos? Vai ligar o que nas saídas? Vai precisar de alguma interface eletrônica tipo transistor, relé, Ponte H, etc.? Quantas saídas serão necessárias?
  • programação. Já existe algo parecido ou que faça pelo menos uma etapa do que pretendo fazer? O mais interessante da plataforma Arduino é a facilidade de encontrar exemplos específicos e poder adaptá-los a sua realidade. Suponha que queiramos usar um LCD 16×2 para aparecer alguma mensagem. Já existe exemplo na própria IDE do arduino (File>Examples>LiquidCrystal>HelloWorld).

Basicamente o dia a dia usando Arduino seria:

  1. conectar sensores e/ou atuadores no Arduino.
  2. escrever um código com tudo que gostaria que o Arduino fizesse.
  3. conectar a placa na USB do seu computador
  4. fazer o Upload(transferência) do código para sua placa.

Leave a Reply