Mecânica, Servo Motores

Como Funcionam os Servos Motores de Modelismo

O que seria um servo motor?

De acordo com nossa querida “wikipedia” a definição de servo Motor é:

“Servomotor é uma máquina, mecânica ou eletromecânica, que apresenta movimento proporcional a um comando, em vez de girar ou se mover livremente sem um controle mais efetivo de posição como a maioria dos motores; servomotores são dispositivos de malha fechada, ou seja: recebem um sinal de controle; verificam a posição atual; atuam no sistema indo para a posição desejada.”

Com outras palavras… se você ligar um motor DC em uma bateria ele vai ficar girando sem parar. Mas imagine que você quisesse que ele girasse digamos 63° e parasse ali e isso através de um simples comando. É possível? Sim. Como?

Apresento-lhe o servo motor.servo motor GWS

Ele não fica girando sem parar. Ele gira e vai para a posição que foi mandada. Para conseguir saber qual ângulo deve parar ele possui algum método de sensoriamento da posição. O mais comum é utilizar um potenciômetro preso ao eixo de saída. Um circuito eletrônico calcula onde o eixo está e onde deveria estar e com isso aciona o motor  para ir até a posição pedida. Geralmente os servos só podem girar 90° ou 180° alguns conseguem um pouco mais, mas o comum é não passar dos 180°. Existem modificações que podem ser feitas para que girem 360 graus mas com isso ele deixa de ser um servo e vira um mero motor DC com redução.

 Como é internamente um servo motor?

Internamente ele possui um motor dc, um potenciômetro, um circuito de controle e geralmente um conjunto de engrenagens acopladas ao motor para aumentar a força e ao mesmo tempo diminuir a rotação.

servo internamente

servo internamente2

Como funciona o comando de posicionamento?

O comando funciona através de pulsos temporizados. A posição vai depender de quanto tempo o pulso fica em nível lógico 1 (geralmente 5v nos servos de modelismo) e quanto tempo fica em nível lógico 0 (geralmente 0v nos servos de modelismo). Por padrão temos  de enviar para o servo um pulso a cada 20ms (ciclo):

tempo x posição servo motor

Como produzir esses pulsos?

Podemos usar microcontroladores ou temporizadores como por exemplo o LM555.

  •  Controlando o servo através de um Arduino:

Na IDE do Arduino temos dois exemplos já prontos que utilizam a biblioteca <Servo.h>. Que são o (File>Examples>Servo> Knob) que comanda um servo através da leitura de um potenciômetro na porta analógica e o outro (File>Examples>Servo> Sweep) que fica fazendo o servo ir de 0 a 180 graus e depois voltar para 0 repetidamente.

Pinagens mais comuns:

Pinagens mais comuns.

Pinagens mais comuns.

4 Comments

  1. eterte

    ……………………………………………………………………….

  2. Que buen artículo. Soy un foro del modelismo y de los coches rc. Gracias por la información.

  3. I could not resist commenting. Perfectly written!

  4. “Having read this I believed it was really informative. I appreciate you finding the time and effort to put this information together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!”

Leave a Reply