Arduino, Eletrônica

Introdução ao Arduino

IDE Arduino explicado

O que é Arduino?

É uma plataforma eletrônica OpenSource (aberta, livre) baseada no conceito de facilidade de uso de hardware e de software. É voltada para artistas, designers , hobbistas e qualquer um interessado em criar objetos ou ambientes interativos.

Arduino pode adquirir informações do ambiente através de vários tipos de sensores que podem ser conectados as suas entradas e também pode interagir usando suas saídas para controlar motores, lâmpadas, wifi, LCD, impressoras 3D, servos motores e o que mais se puder imaginar.

É uma placa que possui um microcontrolador, é programada usando linguagem de programação Arduino (Baseada no projeto Wiring http://wiring.org.co/) possuindo semelhança enorme com linguagem C/C++ e o código é transferido pela porta USB, eliminando assim a necessidade de um programador específico de microcontrolador.

Visitando o site arduino.cc e clicando no menu “Products” você verá a vasta gama de modelos disponíveis, sendo o Arduino UNO, o Duemilanove, o MEGA 2560 e o nano V3  os mais fáceis de se encontrar projetos e até mesmo as placas compatíveis.

Arduinos Nano Mega e Uno

Ilustração das três placas, Arduinos Nano, Mega e Uno

Esse ou aquele Arduino é original ou falsificado?

Bem estamos acostumados a termos produtos originais e uns falsificados hoje em dia, mas existe uma comunidade que cresce muito que tem a filosofia do OpenSource. A plataforma Arduino é OpenSource. O que isso quer dizer? Que é livre! Que Eles divulgam como construir a placa e você mesmo pode construir a sua em casa ou até mesmo fazer milhares para vender e isso sem ter que pagar a ninguém direitos autorais.

Exemplificando: É como uma receita de bolo. Eles divulgaram uma e permitem que qualquer um faça para consumo próprio ou fazer para revender! Você pode comprar em algum lugar se quiser ou fazer o seu em casa isso de maneira livre. Desta forma “não existe falsificado”! O acordo feito é que as que você faz ou vende deve ter o nome “Compatível com Arduino” para diferenciar das que eles mesmos produzem. Ou seja, existe apenas a marca Arduino. Falsificado mesmo seria se alguém fabricasse e colocasse o nome apenas o nome Arduino e vendesse como se fosse o Italiano. Dessa forma você compra um compatível achando que ta adquirindo o Italiano. Isso seria ilegal.

Aí fica somente a sua escolha se quer comprar de A, B ou C etc. Se você quer de alguma maneira ajudar a equipe que desenvolve então compre a Italiana no site internacional ou procure um revendedor autorizado. Cuidado que tem muitas que dizem ser “originais” mas não são. Em questão de qualidade, existem as compatíveis que podem ser até melhores que as originais, pois podem ser feitas por empresas com maior tecnologia na produção de placas.

Arduino “original” é melhor que o “compatível”?

Nem sempre. O coração da placa é um microcontrolador da Atmel. Então tanto faz uma original ou uma feita por você ou uma feita na Lua, pois todas utilizam os chips que vem da mesma fabrica =). Explicando melhor: Cada Arduino é um microcontrolador da Atmel, uma placa que faz as conexões elétricas e alguns conectores. Então a única diferença que podemos ter em questão de qualidade é na qualidade do acabamento das trilhas das placas (incluindo soldas e verniz protetor) e dos conectores. Existem compatíveis com acabamento Excelente e também inferior. No fim a diferença básica é se você gostaria de ajudar o time de desenvolvedores Arduino ou não. Se você é iniciante, ou está meio sem verba, compre a compatível mesmo. Com isso sobra mais dinheiro para comprar os componentes da sua montagem. Quando você tiver o dinheiro sobrando ou se empolgar com a plataforma então aconselho comprar pelo menos uma original e assim dar sua contribuição. Originais aqui http://arduino.cc/en/Main/Buy.

Vamos por a mão na massa no mouse.

Baixe a IDE (ambiente integrado para desenvolvimento de software) que os criadores do Arduino mantém. Entre em http://arduino.cc/en/Main/Software baixe a versão de acordo com seu sistema operacional e descompacte (se for a versão zip) ou instale (se for a versão com instalador).

Dois cliques no aplicativo com nome “Arduino” que a IDE deve iniciar. E deverá parecer com essa:

IDE Arduino explicado

IDE Arduino explicado


Importante! caso sua Arduino seja um clone e ao invés do 16U2 tenha o chip “CH340″ para fazer a conversão USB – Serial então você terá de baixar do site do fabricante do chip o driver de nome ” CH341SER.ZIP”e pode ser encontrado aqui:

Download direto do fabricante do chip

Arduino_com_CH340

Arduino_com_CH340

Depois de instalar o driver então siga os passos abaixo:


A primeira coisa a fazer ao conectar a placa ao computador é ir em botão “Iniciar” e depois “Dispositivos e Impressoras” e procurar lá o modelo conectado e a porta que ele está conectado. A porta tem o nome com o padrão COMx onde o “x” é um número exemplos: COM1 ou COM6. Abra a IDE do Arduino vá no menu “Tools>Board” e escolha a sua placa. Depois vá em “Tools>Serial Port” e selecione a porta COM que você já descobriu antes. Pronto agora você está com a IDE configurada e pronta para usar.

Agora podemos seguir em frente explicando os programas exemplo para que você se familiarize. Espero ter ajudado. Dúvidas? Deixe um comentário.

Dica para próxima leitura?… Programa Bare Minimum

Leave a Reply