Arduino, Eletrônica

Arduino – Programa Bare Minimum

BARE MINIMUM

Primeiro programa para ser analisado. Vá em (File >Examples >01.Basics >BareMinimum ).

Podemos observar que temos dois blocos que sempre existirão nos códigos Arduino. O setup e o loop.

SETUP: No setup você vai escrever o código que vai configurar o arduino para iniciar sua aplicação. Nesse bloco você informará cada pino que quer usar (seu numero) e como quer que o pino funcione, se saída (Output) ou entrada (Input). Como assim? Bem, digamos que você queira ligar um led no pino 12. Para isso você tem que informar ao arduino que o pino 12 será usado como uma saída (Output), ou seja, voce controlará o pino 12 e vai enviar tensão 0v ou 5v para ligar ou desligar coisas, nesse caso o Led.

LOOP: Já o bloco Loop é a sessão que ficará sendo repetida e o programa efetivo deverá estar nele contido. Como no bloco anterior (setup) configuramos os pinos e/ou as bibliotecas… nesse novo bloco Loop iremos usar os comandos que forem necessários para que o Arduino faça o que queiramos e interaja com o meio.

Concluindo

Então o programa mínimo para que a interface do Arduino não nos mostre erro é o Bare Minimum (mínimo possível) exibido abaixo:

void setup() {

// aqui você escreve o código para configuração inicial, que roda apenas uma vez.

}

void loop() {

// aqui coloca o código principal, que ficará sendo repetido.

}

Você encontra esse programa em (File>Examples>01.Basics>BareMinimum).

OBSERVAÇÕES: quando quiser colocar um comentário no código para que ele fique fácil de entender posteriormente coloque \\ e tudo que vem depois na mesma linha será comentário. A IDE do Arduino irá entender que se trata de um comentário e ele mudará a letra de cor ficando cinza.

Não esqueça que os blocos de comandos das funções são contidos entre colchetes. Um abre { e depois de tudo que fará parte daquele bloco for escrito, deverá existir um colchete fechando }. Se esquecer de abrir ou de fechar irá ocasionar erros dos mais variados.

Até a próxima

Leave a Reply