2-Eletrônica:
2.1Placa de controle:
Para controlar os motores e interpretar o código vindo do computador, as impressoras 3d utilizam internamente microcontroladores executando algum firmware como descrito na parte 1 da introdução as impressoras 3D. Existem também várias opções de placas, dentre elas podemos destacar:
- Arduino Mega2560 + Ramps 1.4:
A Ramps 1.4 possui 5 slots sendo possível controlar duas extrusoras e tem diversas placas de expansão como por exemplo o LCD com entrada para cartao de memória.
- Sanguinololu:
Esta placa geralmente é mais barata e possui como limitação ter apenas 4 slots para controladores de motor de passo o que limita a ter somente 1 extrusora.
2.2Controladores de motor de passo
Para controlar os motores temos pequenas plaquinhas (stepstick) dedicadas para controle de motor como as A4988 e DRV8825 . Inclusive a placa A4988 tem um post só para ela aqui. Estas placas recebem os comandos da placa de controle e controlam diretamente os motores de passo bipolares, controlando a tensão e corrente sobre os mesmos.
2.3Mesa aquecida:
Dependendo dos plásticos utilizados será necessário possuir mesa aquecida, pois muitos deles não aderem bem a mesa fria e acabam soltando no meio da impressão causando perda total da peça. As mesas aquecidas são utilizadas quando se quer imprimir usando o plástico ABS, já o PLA não precisa de aquecimento em geral. As impressoras mais simples e baratas não possuem aquecimento da mesa e só imprimem em PLA. Fazem isso para reduzir o custo pois a fonte pode ser menor e mais barata, não tem mesa aquecida nem vidro temperado, apenas um pedaço de acrílico como mesa.
2.4 Fonte de Alimentação:
A maioria das placas de controle trabalham com 12v. A corrente necessária vai depender da configuração da impressora. Se não tiver mesa aquecida, a corrente será menor e muitos usam fontes de 10A ou menos. Já as impressoras com mesa aquecida, o comum é utilizar fontes de 30A pois só a mesa aquecida irá consumir em torno de 14A. Ou seja, impressoras sem mesa aquecida são mais baratas e simples porém limitam o usuário a alguns tipos de filamento.
2.5 Esquemas de ligação:
Esquema de ligação da Ramps 1.4 utilizando dois extrusores:
Podemos utilizar também a Ramps 1.4 com apenas um extrusor e um ventilador para ajudar no controle de temperatura da peça sendo impressa.